• Isabelle Rafalski

Árvore de Natal segura para crianças e pets

Olá, pessoas queridas lindas amantes do universo natalino!

Hoje é dia de atender a mais um pedido de vocês, falando sobre um tema que muitas vezes pode tirar o sono de algumas pessoas: a árvore de Natal. Esse elemento, que é capaz de nos fazer suspirar e sonhar com tanta beleza natalina, infelizmente pode ser um verdadeiro pesadelo para aqueles que possuem animais de estimação e/ou crianças curiosas em casa. A quantidade de cores e brilho atrai suas patinhas e mãozinhas, ansiosas para ver mais de perto cada detalhe da árvore reluzente. E é assim que alguns acidentes acontecem 😥.


Se você enfrenta esse tipo de problema na sua casa, fique tranquilo, pois no post de hoje reuni alguns ideias que tornarão seu Natal mais seguro, fazendo com que restem apenas lembranças felizes ano após ano! Mas antes de continuar, gostaria de dar crédito à Dawn, do blog Pet Faves, que foi minha principal fonte de pesquisa para escrever esse post 💕.


Árvore de Natal no teto

Utilizar o modelo de árvore invertida pendurada no teto, que mostrei para vocês no último post, é sem sombra de dúvidas a solução mais segura e completa. Por estar numa altura fora do alcance de nossos pequenos curiosos, essa é uma ideia que permite a utilização de qualquer tipo de enfeite na árvore.

Porém, por fugir totalmente do estilo de ornamentação clássica, essa é uma ideia que acaba agradando somente aos loucos pelo universo natalino de gosto mais ousado. Se esse não é o seu caso, acalme seu coração, pois existem algumas soluções menos radicais 😅.


Bloquear o acesso à árvore

Se, na escala da curiosidade natalina, você diria que o seu bichinho de estimação ou criança encontra-se num nível de baixo a médio, bloquear o acesso à árvore de Natal com cercas ou outros objetos grandes pode ser uma solução mais simples e rápida para evitar acidentes.


Mas, para ficar com uma aparência menos agressiva, você pode decorar a cerca com enfeites natalinos, de modo que ela forme uma composição com a sua árvore. Se você decidir adotar essa ideia, lembre-se de instalar a uma distância que impeça o alcance a galhos ou a qualquer objeto mais longo que se projete para fora da árvore (e que poderia ser puxado).

Mas vale ressaltar que essa é uma solução que funciona melhor apenas para quem tem crianças ou cães, pois os gatos conseguem pular esse tipo de obstáculo facilmente. E para encontrar uma saída ao alcance da curiosidade felina, é necessário pensar como eles...


Os gatos são animais inteligentes e sabem muito bem que não dá para subir em qualquer superfície. Na verdade, uma das coisas que eles analisam antes de qualquer movimento é verificar se aquele objeto/superfície conseguirá suportar o peso de seu corpo. Portanto, ao se sentirem atraídos pelos enfeites da árvore de natal, o caminho que percorrem naturalmente para alcançá-los é escalando o tronco, pois eles sabem que se pularem diretamente sobre os galhos, a chance de terem sucesso na aterrisagem é praticamente zero.


Diante disso, uma solução para quem sofre com a curiosidade de seus gatinhos é utilizar um tipo de barreira que os impeça de escalar o tronco. E no post da Dawn, que mencionei ali em cima, ela fala sobre um produto chamado "Christmas Tree Defender" (que, traduzindo livremente, seria algo parecido com "defensor de árvore de Natal" rs). O vídeo abaixo, disponível no canal do fabricante, mostra como esse produto faz com que os gatos desistam de se aventurar pelo mundo mágico escondido dentro da árvore de Natal rsrs. O vídeo está em inglês, mas é fácil de ser compreendido apenas pelas imagens 😉.



Infelizmente, não consegui encontrar nada parecido disponível para compra aqui no Brasil. No entanto, essa é uma ideia que você pode tentar reproduzir na sua casa, como um projeto de "faça você mesmo", utilizando algum tipo de grade ou tela. Por isso, vou deixar o link do fabricante aqui caso você queira buscar mais informações sobre esse produto.


Árvore de Natal interativa

Se não é possível lutar contra eles, junte-se a eles! 😂 Até aqui já vimos algumas soluções para manter seus pequenos afastados da árvore. No entanto, se você achar que nenhuma delas é capaz de impedi-los, então talvez a solução para esse problema seja levar a árvore até eles. "Mas como assim, Belle?" Calma, vou explicar 🤭...


Para os pets, que tal transformar a sua árvore numa casinha? No caso dos cães, é possível instalar a árvore de Natal na parte de cima da casinha. Já os gatos, que gostam de escalar, uma solução melhor seria montar uma árvore "conceitual", digamos assim, que os permita explorar cada pedacinho dela de maneira mais segura. E para as crianças, que tal uma árvore toda de feltro? Dessa maneira, você poderá criar uma ornamentação segura, que faça com que eles se sintam incluídos. Olha só esses modelos das imagens abaixo:


Cuidados gerais que sempre devem ser seguidos

Independentemente da solução, é sempre importante seguir alguns cuidados na hora de montar, não só a sua árvore, mas também todos os enfeites de Natal, que são:


1) Fixar a árvore e os enfeites de modo que seus pets e crianças não consigam derrubá-los ou movê-los;

2) Evitar o uso de ornamentos de vidro ou cerâmica, pois podem quebrar facilmente e causar ferimentos com os cacos;

3) Proteger o acesso a tomadas e não deixar fios pendurados, para evitar que sejam puxados ou mastigados (o que poderia causar choques elétricos graves);

4) Impedir o alcance a festões, fitas, cordas ou qualquer tipo de enfeite que possa se enrolar e enroscar de alguma forma no corpo das crianças e pets;

5) Não utilizar sacos, sacolas, meias ou baldes decorativos que sejam capazes de se encaixar na cabeça deles, pois podem causar sufocamento;

6) Manter a árvore afastada de móveis ou objetos que possam ser escalados ou servir como base para alcançá-la;

7) Evitar o uso de enfeites pontudos e ganchos, pois podem causar perfurações.



Lembre-se que nenhuma dessas soluções é 100% infalível. Sempre haverá crianças e animais de estimação mais sagazes que tentarão burlar nosso "sistema de segurança natalino". Portanto, é sempre importante testar soluções diferentes até encontrar alguma que funcione melhor para vocês 😉.


Então é isso, pessoal! Espero muito ter conseguido ajudá-los a garantir um Natal repleto, apenas, de momentos felizes! 🎄💕


Até a próxima! 😘

  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 A Louca do Natal. Todos os direitos reservados.