• Isabelle Rafalski

Tradição das Meias de Natal

Olá, leitores queridos lindos! Tudo bem?


O assunto do post de hoje serão as famosas Meias de Natal! Ao contrário do que muitos pensam, a tradição de pendurar meias na lareira, paredes ou portas (comum em países do Hemisfério Norte, onde há neve nessa época do ano) não serve apenas para decoração. Na verdade, ao longo do mês de dezembro, parentes e amigos preenchem cada meia com pequenos presentes (as famosas "lembrancinhas") para seu dono, que irá esvaziá-la na manhã de Natal.


Apesar de não haver registros sobre a origem de tal hábito, um pequeno conto tem sido passado de geração em geração:


Há muito tempo atrás, havia um homem muito pobre que tinha três belas filhas. Ele não tinha nenhum dinheiro para casá-las e, por isso, se preocupava com o que aconteceria com elas depois que ele morresse.

São Nicolau vinha passando pela vila quando ouviu comentários sobre as tais moças. Ele queria ajudar, mas sabia que o homem pobre não aceitaria caridade. São Nicolau decidiu então ajudar o homem em segredo. Esperou até a noite e entrou na casa do homem pela chaminé.

Consigo carregava três sacos com moedas de ouro, um para cada moça. Enquanto procurava um lugar para deixá-los, notou três pés de meias pendurados na lareira para secar. São Nicolau colocou então um saco de ouro dentro de cada um e foi embora.

Quando as garotas acordaram na manhã seguinte, encontraram os sacos de ouro e ficaram felizes. Elas então puderam se casar e viveram felizes para sempre!

(fonte: blog Toc Toc Toc)


Quando descobri como essa tradição funcionava, quis logo adotá-la aqui em casa também. Vocês devem ter notado no vídeo da lareira e do tour que pendurei as meias ao lado da árvore de Natal e que cada um aqui em casa possui a sua (inclusive o meu cachorro rs). É uma ideia muito fofa para presentear os entes queridos, além de ser um momento delicioso da manhã de Natal.


Mas agora vocês devem estar se perguntando: que tipo de presentes são colocados dentro das meias? Não tem nada a ver com quantidade ou preço, e sim com intenção. A ideia é reunir pequenas lembrancinhas que você sabe que combinam muito bem com o dono da meia e que lhes serão úteis, como bloquinhos de papel, canetas, doces, esmaltes, mini sabonetes, entre outros.


Para ajudá-los no processo de escolha, montei uma pequena lista com ideias de presentes para homens, mulheres, crianças e claro, pets, para inspirá-los neste Natal!


Ideias de presentes masculinos:

1) Canetas

2) Pen drive

3) Capa para celular

4) Canivete

5) Jogo de Baralho

6) Fone de ouvido


Ideias de presentes femininos:

1) Esmaltes

2) Bijuterias

3) Espelho de bolsa

4) Mini kit de unha

5) Bloco de notas

6) Porta moeda


Ideias de presentes infantis:

1) Bolha de sabão

2) Cubo mágico

3) Geleca

4) Ioiô

5) Mola

6) Doces


Ideais de presentes para os pets:

1) Coleiras

2) Ossinhos de brinquedo

3) Bolinhas

4) Roupas

5) Biscoitos



E aí, gostaram da tradição das meias? Eu acho a ideia muito divertida! Faço todo ano com a minha família! Experimentem na casa de vocês também e depois me contem aqui nos comentários como foi!


Um super beijo e até o próximo post!


© ® 2020 A Louca do Natal. Todos os direitos reservados.